segunda-feira, 11 de julho de 2011

Perdendo um grande amigo

Eu era um rapazote entre 7 e 10 anos quando conheci Henrique. Ele morava a 3 quarteirões de minha casa, mas dificilmente minha mãe deixava ir tao longe. Já tinha diversos amigos que moravam mais perto.


Gostei de Henrique desde cara, era brincalhão, companheiro, agradável, não brigava ou xingava. O oposto dos meninos que moravam mais por perto.


Por varias vezes fui a casa dele jogar futebol, como era bom jogar futebol. Jogávamos na rua msm. Nessa época eu e ele também jogávamos no São Joaquim Futebol Clube. Ele de 10, meia esquerda. Eu de 6, lateral esquerdo. O engraçado é que eu não havia escolhido essa posição. Foi assim: no primeiro dia que fui treinar só havia faltado 1 garoto. A vaga era na lateral esquerda. Me sai bem nessa posição e fui mantido ai. Detalhe eu sou destro.


Pois bem uma vez Henrique me pergunto se eu batia ou apanhava dos moleques que moravam mais perto da minha casa. Pensei comigo: não posso dizer que apanho, porque não quero que ele pense que sou um fracote. Então disse que batia em todos. Menti p meu melhor amigo, mas quem não mentiria??


O grande problema é que ele ficou sabendo, por outro menino, que eu apanhava de todos. Sim é isso msm apanhava de quase todos e hoje não tenho vergonha de dizer. Isso abalou um pouco nossa amizade porque agora ele não acreditava tanto nas coisas que eu dizia.


Para piorar as coisas, um certo dia estávamos jogando bola, 5 ou 6 meninos. Nesse dia eu estava no ataque. Estava fazendo vários gols. Então eu, meio em tom de brincadeira, meio sendo sincero, disse que eu era muito bom. Disse que eu deveria jogar como meia. Bom depois dessse dia Henrique começou a falar que eu era metido.


Com isso nossa amizade foi se rareando, rareando até acabar por completo. Eu havia perdido meu melhor amigo na época. E havia perdido sem nenhuma intenção de perdê-lo. Mal sabia eu que ele seria o primeiro, de uma serie de amigos, que eu viria a perder pela vida. Penso até hoje que ele foi severo demais e não foi capaz de me compreender. Pois vejamos, quando eu disse o que realmente pensava de mim, quando eu disse que era bom, fui acusado de ser metido,a arrogante. Quando omiti uma fraqueza passei a ser mentiroso e não tive mais credibilidade. Isso tudo me deixou confuso. O que fazer então para manter um amigo??Não sabia. Não sei se sei até hoje.


Até hoje perco grande parte dos amigos que a vida me trás. Nunca tenho a intenção de perdê-los. Ter amigos, percebo hoje, é algo muito bom e valioso. Por isso quem de vocês souber, por favor me diga: Como conseguir ter um grande amigo???E o tendo como não perdê-lo???



11/07/11